AINDA RESTA UMA ESPERANÇA...
MARCOS 10.46-52.
O CEGO FILHO DE TIMEU.
Bartimeu nos faz pensar na relação apocalíptica que fazemos entre as adversidades que passamos e a possibilidade de sairmos dessas adversidades. poderíamos dizer que talvez Bartimeu, fosse uma dessas pessoas que provavelmente já tinham perdido a esperança. Quanto tempo? Há quantos anos todos o viam ali? E o desprezo já tinha feito com que todos o conhecessem somente pelo parentesco, o filho de Timeu?
Mas Jesus tinha agendado um encontro em Jericó naquele dia e claro que nada o impediria de passar por ali. Jesus na verdade tinha todo interesse de entrar naquela cidade, e é incrível como Jesus tem essa característica de promover as mudanças quando nós menos esperamos. Digo promover, porque na verdade, Ele entra na cidade e assim cria o ambiente de esperança, fé e motivacional para que Bartimeu compreenda que a possibilidade certa de uma mudança em sua vida aconteça.
AINDA RESTA UMA ESPERANÇA... PORQUE Jesus hoje pode esta entrando dentro dessa esfera de inquietude que cerca a nossa vida. Hoje pode ter sido o dia que ele agendou para entrar nessa nossa Jericó de inquietações. E como somos cegos, precisamos ouvir os alaridos, precisamos ouvir a voz do Espirito, precisamos deixar que os sinais em nossa volta nos diga em que momento ele passa. e tomar certas atitudes.
PRECISAMOS SALTAR LANÇANDO NOSSA CAPA PARA O LADO...Sair desse nosso estado, do nosso canto, parar de se lamentar, adubar nossa dor, chamar mais abismo sobre nosso proprio abismo, precisamos saltar para sair do buraco que provocamos em nossa vida, ou estado e dentro do qual nós mesmo caimos. PRECISAMOS SALTAR PARA ALCANÇÁ-LO. Porém, nao mais com a dor que nos identifica, com a marca que nos acompanha, com o semblante que nos denuncia, precisamos saltar para a esperança e quem tem esperança já não quer mais chorar.
PRECISAMOS NOS POR DE PÉ E NOS DIRIGIRMOS A ELE... Situações de dor, sofrimento, perda, impossibilidade, tem a tendencia de minar nossa fé de forma a nos afastar sistematicamente de Deus. Somos impelidos, por um espirito de derrota, a nos acomodarmos em nosso canto, a entrar em nossa caverna e silenciar a nossa alma. Quando na veradede deveríamos tomar uma outra atitude, correr para Cristo, Clamar por ele, pedir, insistir. Mas quando apadrinhamos nosso sofrimento e nos cobrimos com nossa dor, fica dificil crer em alguma possibilidade de mudança. Mas para aqueles que estão em Cristo sempre RESTARÁ UMA ESPERANÇA. Porque quando ele agenda um momento conosco, e isso acontece sempre, ELE.
...DESEJA NOS OUVIR. Mas o ouvir de Cristo, revela o seu caráter consolador, confortador. Ele resolve nos ouvir, porque ele pode fazer qualquer coisa que desejarmos segundo a sua vontade, por isso ele pergunta a BARTIMEU: O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA? É o desejo dele nos socorrer em nossas aflições, é desejo dele intereferir em nossa historia, é vontade dele, nos tirar desse cenário apocalíptico. Mas ele quer traçar uma linha de diálogo conosco, e ele inicia esse diálogo de forma promissora: O QUE VOCÊ DESEJA?
MAS É PRECISO MANTER ESSA RELAÇÃO COM FÉ. ELE PERGUNTA, ELE NOS SONDA, ELE RESOLVE.
VÁ A TUA FÉ TE CUROU.
NAO SE DEIXE VENCER E NEM SE DE POR VENCIDO. PORÉM, SÓ HÁ ESPERANÇA QUANDO NOSSO CAMINHO SE ENCONTRA COM O DO MESTRE.