Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

NÃO DESISTA.


AINDA RESTA UMA ESPERANÇA...
MARCOS 10.46-52.
O CEGO FILHO DE TIMEU.

Bartimeu nos faz pensar na relação apocalíptica que fazemos entre as adversidades que passamos e a possibilidade de sairmos dessas adversidades. poderíamos dizer que talvez Bartimeu, fosse uma dessas pessoas que provavelmente já tinham perdido a esperança. Quanto tempo? Há quantos anos todos o viam ali? E o desprezo já tinha feito com que todos o conhecessem somente pelo parentesco, o filho de Timeu? 

Mas Jesus tinha agendado um encontro em Jericó naquele dia e claro que nada o impediria de passar por ali. Jesus na verdade tinha todo interesse de entrar naquela cidade, e é incrível como Jesus tem essa característica de promover as mudanças quando nós menos esperamos. Digo promover, porque na verdade, Ele entra na cidade e assim cria o ambiente de esperança, fé e motivacional para que Bartimeu compreenda que a possibilidade certa de uma mudança em sua vida aconteça.

AINDA RESTA UMA ESPERANÇA... PORQUE Jesus hoje pode esta entrando dentro dessa esfera de inquietude que cerca a nossa vida. Hoje pode ter sido o dia que ele agendou para entrar nessa nossa Jericó de inquietações. E como somos cegos, precisamos ouvir os alaridos, precisamos ouvir a voz do Espirito, precisamos deixar que os sinais em nossa volta nos diga em que momento ele passa. e tomar certas atitudes.

PRECISAMOS SALTAR LANÇANDO NOSSA CAPA PARA O LADO...Sair desse nosso estado, do nosso canto, parar de se lamentar, adubar nossa dor, chamar mais abismo sobre nosso proprio abismo, precisamos saltar para sair do buraco que provocamos em nossa vida, ou estado e dentro do qual nós mesmo caimos. PRECISAMOS SALTAR PARA ALCANÇÁ-LO. Porém, nao mais com a dor que nos identifica, com a marca que nos acompanha, com o semblante que nos denuncia, precisamos saltar para a esperança e quem tem esperança já não quer mais chorar.

PRECISAMOS NOS POR DE PÉ E NOS DIRIGIRMOS A ELE... Situações de dor, sofrimento, perda, impossibilidade, tem a tendencia de minar nossa fé de forma a nos afastar sistematicamente de Deus. Somos impelidos, por um espirito de derrota, a nos acomodarmos em nosso canto, a entrar em nossa caverna e silenciar a nossa alma. Quando na veradede deveríamos tomar uma outra atitude, correr para Cristo, Clamar por ele, pedir, insistir. Mas quando apadrinhamos nosso sofrimento e nos cobrimos com nossa dor, fica dificil crer em alguma possibilidade de mudança. Mas para aqueles que estão em Cristo sempre RESTARÁ UMA ESPERANÇA. Porque quando ele agenda um momento conosco, e isso acontece sempre, ELE.

...DESEJA NOS OUVIR. Mas o ouvir de Cristo, revela o seu caráter consolador, confortador. Ele resolve nos ouvir, porque ele pode fazer qualquer coisa que desejarmos segundo a sua vontade, por isso ele pergunta a BARTIMEU: O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA? É o desejo dele nos socorrer em nossas aflições, é desejo dele intereferir em nossa historia, é vontade dele, nos tirar desse cenário apocalíptico. Mas ele quer traçar uma linha de diálogo conosco, e ele inicia esse diálogo de forma promissora: O QUE VOCÊ DESEJA? 

MAS É PRECISO MANTER ESSA RELAÇÃO COM FÉ. ELE PERGUNTA, ELE NOS SONDA, ELE RESOLVE. 

VÁ A TUA FÉ TE CUROU.

NAO SE DEIXE VENCER E NEM SE DE POR VENCIDO. PORÉM, SÓ HÁ ESPERANÇA QUANDO NOSSO CAMINHO SE ENCONTRA COM O DO MESTRE.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NÃO SE SINTA PERDIDO!


Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor". I Corintios. 1.26-31 

Um quadro depressivo, é ver um cristão depressivo. Hoje na igreja o que mais encontramos são pessoas em estado de depressão, perdidas, sem saber para onde ir, e com as mesmas duvidas que tinham quando ainda não conheciam a Cristo Jesus, quando ainda não tinha tido nenhum contato com o Evangelho do Senhor.
Isso, na maioria das vezes acontece porque mesmo depois de conhecer a Cristo, a maioria continua correndo atrás da sua própria vontade, vivendo para si mesmas, ainda continuam pesando na balança os prós e os contra de fazer a vontade própria ou a vontade de Deus; ainda continuam avaliando, e isso bem mal, se não ganhariam mais correndo atrás do seu próprio tempo ao invés de se deixar levar por Deus nesse emaranhado de possibilidades.
O que fazer para conseguir vencer esse estado de dúvida, ansiedade, depressão, sensação de derrota pré-anunciada?
Lembre-se que segundo o texto que lemos. Lemos?
Deus não comete erros. Nem em suas escolhas e nem em qualquer outro assunto no qual se envolver. Entenda, não é que Deus não costume cometer erros. Ele não os comete. Ele é infalível nas suas escolhas e ele escolheu a mim e a você.
As escolhas de Deus têm um propósito, uma pretensão, um desejo, enfim, uma finalidade. Ele não sai por aí chamando pessoas, salvando vidas, mudando historias e depois vai ficar no seu trono tentando imaginar o que fazer de você. Ele sabe o que quer da sua vida, ele sabe o que pretende ao te chamar. Deus tem uma história para fazer através de sua vida e na sua vida, não se sinta perdido.
A vontade de Deus na maioria das vezes contraria o pensamento e a vontade humana. Quanto a isso posso dizer que ás vezes acontece, mas gostaria de dizer que na maioria das vezes acontece. Pensamos muitas vezes porque eu? Ou porque não eu? Deus escolhe as coisas loucas, e as que não são, para confundir as que acham que são. Precisamos confiar que ele não vai trabalhar na minha vida de forma que eu possa fazer uma leitura perfeita desse projeto, ele simplesmente vai fazer e me chamar a se lançar confiante nele, não sou qualquer coisa, minha vida não é um não sei o que vai dar. Deus tem um bom plano, nesse plano que as vezes penso ser loucura.
Minha chamada para ele, é para ele, não fui chamado para mim mesmo. Deus me chama para que através de mim glorifique seu nome, para que NELE e somente NELE, encontre o prazer de ser escolhido por Deus. Pare de procurar a sua vontade, deixe de se estrebuchar em seus projetos, pare de errar tentando encontrar razão, sentido, amor pela vida fora da vontade de Deus. Ele nos escolheu, e só posso dizer que no coração dele foi uma escolha: BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.